Todo Dia é Poesia lança nova estratégia de circulação literária

A musicista e produtora cultural Lidiane Carolina resolveu, um dia, criar estratégias para popularizar, divulgar e difundir a literatura feita em Goiás. O desafio era sensibilizar pessoas que, distanciadas do hábito de leitura, associam a poesia ao que é obsoleto e ultrapassado, desconhecendo seu potencial de comunicação, mobilização e transformação.

Por meio da Zabeiê Economia Criativa, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, desde 2012, ela vem desenvolvendo o projeto que compreende três fases. Na primeira etapa, 12 autoras e autores goianos tiveram textos curtos publicados em uma agenda permanente.

Cada dia do ano ganhou a intervenção de conteúdo poético que reflete sobre o amor, a saudade, o tempo, a infância, espiritualidade, entre outros tantos temas próprios da humanidade. “O trabalho de curadoria dos textos se orientou pela construção cuidadosa e contemporânea de um conjunto que reverbere inquietações universais”, explica Lidiane Carolina.

Cibercultura

A Zabeiê cumpriu a segunda fase do trabalho ao desenvolver um aplicativo (App) para mobile, com download gratuito, que permite acesso online ao conteúdo da agenda anteriormente publicada em estado físico. (Baixe aqui: http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/tododiaepoesia)

Segundo a produtora cultural, até então, apenas os textos haviam sido evidenciados mas, no final de 2015, a terceira etapa do projeto integrou seis ilustradores em um trabalho de cocriação. “Dentre os textos disponíveis na agenda e no App, 12 foram eleitos em votação pública, na web, ganharam ilustração exclusiva e resultaram em um novo produto de circulação literária: canecas.”

Nega Lilu_Todo Dia é Poesia

Os participantes do projeto “Todo Dia é Poesia…” são os seguintes:

Autores: Bel Maia, Bibiana, Chico Aafa, Christina Guedes, Cristiano Siqueira, Danielle do Carmo, Elizabeth Caldeira Brito, Jossier Boleão, Larissa Mundim (Nega Lilu Editora), Lidiane Carolina, Nilton Rabello e Sabah Moraes

Ilustradores: Bacana, Camila Souza, Homero Maurício, Leandro Guimarães, Paulinho e Thaís Barra

Leia mais: https://www.facebook.com/tododiaepoesia

 

 

 

 

 

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *