O ator Zé Bocca (SP) ministra aula-show para contadores de histórias no Culturama

A partir da experiência do projeto Da Boca pra Fora na Ponta de Língua, o ator e contador de histórias, Zé Bocca (SP), ministra aula-show, no Culturama, na quarta (23/11), às 19 horas. De passagem por Goiânia, ele compartilha conhecimentos com professores, estudantes, educadores sociais e artistas sobre a importância da narração oral no aprendizado e educação, através de jogos e técnicas corporal e vocal. A atividade integra o programa permanente de ações de formação em arte e cultura do Culturama e conta com apoio da Nega Lilu Editora.

“O homem conta suas histórias muito antes de falar qualquer palavra. Através da história a manifestação oral desempenha um papel fundamental na formação intelecto/social da humanidade”, defende Zé Bocca. Segundo ele, durante muito tempo, no período pré-escrita, esta foi à única maneira de se transmitir conhecimento, valores, juízos e qualquer tipo de informação.

Atualmente, existem projetos de narração de histórias sendo aplicados em prisões, hospitais e outros projetos sociais, com resultados muito positivos. “Para o homem contar e ouvir histórias é uma maneira de afugentar seus medos, reavivar suas saudades, lembrar suas alegrias”, ressalta.

A aula-espetáculo realizada no Culturama tem como objetivo destacar a importância da oralidade como ferramenta no processo de educação e aprendizado atuando de modo interdisciplinar. No bate-papo de 3 horas, Zé Bocca também se propõe a conscientizar os participantes sobre sua condição de “atração” em sala de aula, bem como apresentar a literatura oral como ponte fundamental entre o livro e a leitura, contribuindo de forma importante na formação de leitores.

Zé Bocca é ator, contador de histórias, ex-coordenador do Núcleo de Contação da cidade paulista de Votorantim, percorreu diversas capitais brasileiras, entre elas Porto Alegre, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Salvador e S. Paulo. Vencedor do Festival de Humor de Sorocaba, na categoria Causos e Mentiras, no ano de 2007. Coordenador e apresentador do projeto Violas, Causos e Crendices, em Votorantim.

É vice-presidente do Instituto Conta Brasil (Instituto dos Contadores de Histórias do Brasil), que se propõe a discutir a condição dos contadores de histórias do Brasil.

Ministra oficinas e palestras sobre a arte de narrar histórias, junto a órgãos municipais, estaduais, federais, empresas privadas e ONGs. Monitor convidado junto ao grupo Encantadores de Histórias, formada por reeducandos do sistema prisional APAC, na cidade de Itaúna/MG. Zé Bocca é também membro da RIC (Red Internacional de Cuentacuentos).

 

SERVIÇO:

Atividade: Aula Show

Título: Da Boca pra Fora na Ponta de Língua

Data: 23 de novembro 2016 (quarta)

Horário: 19h

Duração:  3h

Investimento: R$ 100,00

 

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *