Nova geração de poetas goianos busca contato com leitores em atividades gratuitas

A NegaLilu Editora e o Coletivo e/ou promovem oficinas de escrita e bate-papos com autores e autoras da antologia poética Sobre gostar menos, na última semana de janeiro, em Goiânia. Com entrada franca, as atividades têm o objetivo de difundir a publicação, estimular a leitura e a escrita e promover o encontro entre autores e leitores. Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro foi lançado pelo Selo Naduk da NegaLilu Editora, em dezembro.

O primeiro encontro está marcado para 23 de janeiro (quinta), às 18 horas, nO Jardim, espaço dedicado à literatura localizado no Evoé Café. O bate-papo com autores e autoras pretende estimular o compartilhamento de processos criativos, experiências de estudo e pesquisa, leituras que possam levar à qualificação da escrita poética. “Esta programação também vai interessar quem é autora ou autor inédito e deseja encontrar os caminhos para a publicação”, comenta a diretora da NegaLilu, Larissa Mundim.

Na sexta (24/1) à tarde e no sábado (25/1) pela manhã, o Coletivo e/ou vai conduzir oficinas de escrita na Livraria Palavrear. A ideia é democratizar acesso a processos criativos e estímulos que possam provocar a escrita poética. Além da experiência pessoal de criação e publicação, estes novos autores levam para a atividade experiências adquiridas em processo continuado de qualificação promovido pela NegaLilu desde 2016, com poetas como Angélica Freitas (SP), Cristiane Sobral (DF), Cássia Fernandes (GO), Tatiana Nascimento (DF), entre outros.

O derradeiro bate-papo da programação está marcado para 30 de janeiro (sexta), às 15 horas, no Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica. Na ocasião, poetas publicados no livro Sobre gostar menos, conversam com os frequentadores da Biblioteca Braille de Goiânia sobre perspectivas de escritores e escritoras estreantes. “A NegaLilu Editora se interessa por processos criativos e produtivos que contemplem diversidade, inclusão e acessibilidade para todos e para todas”, lembra Larissa Mundim.

Novos goianos

Sobre gostar menos é o segundo volume da antologia poética da Coleção e/ou. Lançado em dezembro de 2019, o livro traz 31 novos poetas goianos ou residentes em Goiás e três convidados. A maioria publica pela primeira vez. Autores e autoras foram selecionados por meio de edital da NegaLilu Editora, que estará novamente aberto em fevereiro deste ano.

Para a NegaLilu, a Coleção e/ou é mais do que um projeto de estímulo à escrita e à publicação de novos autores na poesia e na prosa. De acordo com Larissa Mundim, este é também um trabalho de mapeamento da nova geração da literatura em Goiás. O volume 1 veio a público em 2016 com Os olhos do bilheteiro (poesia) e As dores de Josefa (prosa), livros que podem ser encontrados nas livrarias de Goiânia e na loja online da editora. O volume 2 de prosa tem lançamento marcado para 19 de fevereiro, no Evoé Café, com o título O olhar inaudível.

SERVIÇO

24/01 – Oficina poética, às 14 horas, na Livraria Palavrear

23/01 – Bate-papo com o Coletivo e/ou, às 18 horas, nO Jardim/Evoé Café

25/01 – Oficina poética, às 9h, na Livraria Palavrear

30/01 – Bate-papo com o Coletivo e/ou, às 15 horas, na Biblioteca Braille de Goiânia

ENTRADA FRANCA

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *