Municípios goianos terão apoio para fortalecer a gestão de bibliotecas públicas

As bibliotecas de todo o Brasil buscam agora soluções para os desafios de reinvenção e reabertura no período pós-pandêmico. Para colaborar com o planejamento deste novo momento e para fortalecer a gestão destes equipamentos públicos, em Goiás, o Projeto Madalena Caramuru oferece gratuitamente um programa de capacitação on-line para gestores de bibliotecas públicas, entre setembro de 2020 e março de 2021, com seminários, oficinas e atividades sistemáticas de grupo.

Para as Prefeituras de Goiás, as inscrições estarão abertas até 4 de setembro. Acesse AQUI o formulário. O Projeto Madalena Caramuru é realizado pela NegaLilu Editora e pela Casa da Cultura Digital, com financiamento do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. O programa soma 70 horas de atividades certificadas e vai capacitar 30 gestores públicos em todo o estado, com prioridade para municípios da Região Metropolitana de Goiânia.

A coordenadora do projeto, Larissa Mundim, informa que não haverá despesas para as Prefeituras que assinarem um Termo de Cooperação Técnica indicando um servidor público para participar do programa de capacitação on-line. “Municípios que buscam apoio para implantar ou reimplantar suas bibliotecas públicas também serão bem-vindos”, esclarece a coordenadora. Segundo ela, o projeto conta com equipe técnica formada por três bibliotecários e o apoio da Universidade Federal de Goiás, por meio do LIBRIS (Laboratório de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca).

As atividades do Projeto Madalena Caramuru se iniciam em 17 de setembro, com o Seminário Analítico da Política Nacional da Leitura e da Escrita (PNLE), com a participação do professor José Castilho Marques Neto, um dos protagonistas da elaboração do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). O PNLL é o documento que orienta as ações de política pública para o livro, a leitura e a escrita no Brasil.

Parte da programação é aberta ao público em geral e prevê a participação de especialistas como Alessandra Roscoe (Uniduni-Ler), Aline Rochedo Pachamama (Pachamama Editora), Claudine Duarte (Calangos Leitores), Larissa Mundim (Casa da Cultura Digital), Maria das Graças Castro (LIBRIS-UFG), Veridiana Negrini (ex-diretora do Sistema Nacional de Bibliotecas) e Volnei Canônica (Instituto Quindim de Leitura), entre outros.

SERVIÇO

Projeto Madalena Caramuru: inscrição para Prefeituras

Prazo: 4 de setembro

Inscrição: www.negalilu.com.br

30 vagas

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *