Projeto Madalena Caramuru discute inovação no mercado editorial a partir de postura independente

“Desenvolvimento da economia do livro a partir do mercado editorial independente” é o tema do quarto seminário do Projeto Madalena Caramuru, no dia 6 de novembro (sexta), às 9 horas, com a editora Larissa Mundim, idealizadora da e-centrica.org. Realizada pela NegaLilu Editora, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, a atividade aberta a interessados na cadeia produtiva do livro integra programa de capacitação on-line que apoia a gestão de bibliotecas públicas em 22 municípios goianos.

A transmissão da palestra vai ocorrer pelos canais @negalilu (Facebook e no Youtube) e pelo @publishnews (Facebook) e será certificada pela UFG, por meio do projeto de extensão do LIBRIS – Laboratório do Livro, da Leitura, da Literatura e da Biblioteca. Para obter certificação, as inscrições estão sendo feitas em https://www.even3.com.br/pmc2020 .

Na sexta-feira, Larissa Mundim compartilha sua visão do mercado editorial inovado a partir da postura independente de seus agentes estratégicos: autores/autoras, editoras, distribuidoras, livrarias e leitores/leitoras. “A crise do mercado editorial nos alerta para a necessidade de reinvenção dos modos de operar, de ponta a ponta nesta cadeia produtiva”, comenta a palestrante.

Para o seminário do Projeto Madalena Caramuru, Mundim apresenta sintomas de atualização do mercado editorial a partir da revisão de processos produtivos, do fortalecimento de grupos diversos e sub-representados, redimensionamento do papel social de agentes estratégicos. Neste cenário, ela também incentiva a formação de redes produtivas, a ocupação de “espaços de poder”, a busca de alternativas para a circulação da produção e a qualificação do leitor.

O Projeto Madalena Caramuru é uma ação de estímulo à leitura e qualificação de leitores, por meio do apoio à gestão de bibliotecas públicas. Com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, a NegaLilu Editora e a Casa da Cultura Digital promovem um programa de capacitação on-line que soma 70 horas de trabalho, de setembro de 2020 a março de 2021. 

Com base nas diretrizes da Política Nacional da Leitura e da Escrita (PNLE) e do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), o programa prevê seminários, oficinas e trabalho sistemático de grupo. Entre os participantes do projeto estão José Castilho Marques Neto, Maria das Graças Castro, Aline Rochedo Pachamama, Volnei Canônica, Elisa Machado, Claudine Duarte, Tatiana Nascimento e Alessandra Roscoe.

SERVIÇO

Seminário on-line: “Desenvolvimento da economia do livro a partir do mercado editorial independente”, com Larissa Mundim

6 de novembro 2020 (sexta), 9h às 12

Canais: @negalilu (Facebook e Youtube) e @publishnews (Facebook)

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *