Foto: Simone Caetano

Projeto Madalena Caramuru divulga diagnóstico sobre bibliotecas públicas em Goiás

Demandas urgentes de bibliotecas públicas em Goiás, desafios do atendimento durante a pandemia da COVID-19 e projeções futuras estão entre os temas contemplados no diagnóstico realizado pelo Projeto Madalena Caramuru ─ ação de apoio à gestão de bibliotecas públicas no Estado. O relatório final, resultado do trabalho de capacitação realizado em parceria com 22 municípios, será apresentado no Seminário de Encerramento, no dia 26 de março de 2021, às 14 horas, nos canais NegaLilu (Facebook e Youtube).

Realizado pela NegaLilu Editora e pela Casa da Cultura Digital, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, o Projeto Madalena Caramuru foi concebido em duas etapas. A primeira manteve o foco na circulação da produção-gráfica literária e qualificação da cadeia produtiva do livro em Goiás, por meio da realização da feira e-cêntrica 2020. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de março, na Vila Cultura Cora Coralina, em Goiânia, uma semana antes da vigência dos decretos de isolamento social.

Feira e-cêntrica 2020: realizada uma semana antes do início do isolamento social. Foto: Layza Vasconcelos

 

A etapa 2 do projeto concentrou-se na capacitação de gestores para o fortalecimento da biblioteca pública em Goiás. Os trabalhos se desenvolveram on-line ao longo de 70 horas, distribuídas em seminários, oficinas e encontros sistemáticos dos Grupos de Trabalho. Ao final das atividades, 22 municípios receberão certificação da Universidade Federal de Goiás, por meio de projeto de extensão. Deste total, 19 são bibliotecas públicas e integram o diagnóstico que será apresentado no dia 26 de março.

A equipe técnica do Projeto Madalena Caramuru investigou temas recorrentes, melhores práticas e traços de inovação nas ações culturais, na estrutura física e tecnologias, no acervo, na gestão, no comportamento dos equipamentos culturais durante a pandemia, entre outros aspectos. O produto deste trabalho é o “Relatório Final do Projeto Madalena Caramuru e as demandas urgentes de bibliotecas de Goiás”, que será formalmente entregue ao poder público em âmbito federal, estadual e municipal. Antes ,o documento será apresentado à sociedade no Seminário de Encerramento, com representantes do poder público em âmbito federal, estadual e municipal.

“A capacitação teve como objetivo principal despertar nestes gestores o sentimento e a percepção de que a biblioteca pública é um equipamento cultural fundamental para a sociedade. Lidando com as dificuldades diárias de gestão, muitas vezes esta noção se perde e as ações para a leitura acabam fragilizadas, podendo até ser esquecidas pela Prefeitura”, comenta Larissa Mundim, coordenadora do Projeto Madalena Caramuru.

Biblioteca Pública Monsenhor Chiquinho de Corumbá de Goiás integra o programa de capacitação do Projeto Madalena Caramuru. Foto: Simone Caetano

O programa de capacitação realizado entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021 discutiu aspectos da Política Nacional da Leitura e da Escrita e as bases do PNLL – Plano Nacional do Livro e da Leitura. Para tanto, a coordenação do Projeto Madalena Caramuru promoveu seminários com os especialistas diretamente ligados à elaboração dos marcos legais vigentes no País, como José Castilho Marques Neto, Volnei Canônica e Elisa Machado.

A discussão também foi fomentada pela Universidade Federal de Goiás, parceira no projeto, por meio da participação da professora Maria das Graças Castro (LIBRIS) e alunos do Curso de Biblioteconomia. O programa de capacitação também abriu perspectivas de reflexão sobre o mercado editorial e as publicações independentes, nas palestras conduzidas pelas escritoras e editoras Larissa Mundim, Tatiana Nascimento e Aline Rochedo Pachamama. O tema Mediação de Leitura foi abordado com o grupo a partir de dois projetos de relevância reconhecida: Calangos Leitores (Claudine Duarte) e UniduniLer todas as Letras (Alessandra Roscoe).

 

Serviço:

Projeto Madalena Cararumu – Seminário de Encerramento
26 de março (sexta), às 14h
Canais: Nega Lilu (Facebook e Youtube)

 

PROGRAMAÇÃO – Seminário de Encerramento

14h – Abertura │ Larissa Mundim, coordenadora geral

14h15 – Exibição do documentário da Etapa 1 do Projeto Madalena Caramuru: Feira e-cêntrica 2020

14h30 – Representante dos gestores das bibliotecas públicas participantes do programa de capacitação do Projeto Madalena Caramuru │ Helena Carvalho (Biblioteca Municipal Professor Josino Bretas de Caldas Novas)

15h – Apresentação do diagnóstico de bibliotecas públicas de Goiás

15h30 – Avaliação da equipe técnica do programa de capacitação │ Geisa Müller, coordenadora

16h – Representante do governo do Estado de Goiás │ Secult

16h15 – Representante do governo federal

16h50 – Ato de entrega do “Relatório Final do Projeto Madalena Caramuru e demandas urgentes de bibliotecas públicas de Goiás”. Considerações finais

17h10- Narração de história: Madalena Caramuru │ Cia ju cata-histórias

17h30 – Encerramento

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *