Fotos: Lu Barcelos/ Chocolate Fotografias

“Âmago” reúne três décadas da escrita poética de Áurea Denise

“Âmago” é manifestação do íntimo a partir da poesia. Publicada pelo Selo Pantheon da NegaLilu Editora, Áurea Denise Aires estreia com a reunião de poemas escritos desde a década de 1980, com reflexões sobre os movimentos da vida, as possibilidades do amor, o corpo e a passagem do tempo a partir de espaço que ocupamos. Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, “Âmago” será lançado no dia 11 de maio (terça), às 19 horas, nos canais Nega Lilu (Facebook e Youtube).

Áurea Denise é performer conhecida dos saraus realizados em Goiânia nas décadas de 1980 e 1990, um tempo de grande efervescência cultural, momento de forte diálogo entre a literatura e as artes cênicas (teatro e dança). Leitores e leitoras de “Âmago” terão acesso a esta atmosfera, muitas vezes boêmia, marcada pela intensidade das paixões e bilhetinhos no café da manhã. Os poemas contidos no livro também registram a passagem da autora pelo norte do Brasil, onde se conectou de forma vibrante com a cena artística e com a natureza exuberante.

Para Áurea Denise, “Âmago” busca o espírito das palavras escritas, quando o pensamento se torna ineficiente. A autora entende a poesia como expressão em movimento, aberta para novas intervenções e olhares. Seus poemas são registro do ato contínuo da observação e da leitura de sentimentos elaborados ao longo de mais de 60 anos vividos.

“Percebo a minha poesia como uma inquietação exposta, com o propósito de compartilhar fragmentos, fluxos de revolta/consciência/dissabores/contentamentos da existência”, revela a autora. Com quase 100 poemas publicados, o livro concentra questionamentos nunca respondidos e mistérios decifrados durante o mergulho numa “piscina de agulhas”. “Âmago” tem o prefácio escrito pela poeta e zineira Alda Alexandre e biografia com ficção assinada pela jornalista Ana Maria Morais.

Com concepção de Larissa Mundim, “Âmago” tem cor inspirada nas visões da Chama Violeta, que se manifesta nos processos de cura vivenciados em campos sutis. O título é vazado, revelando o desenho solar impresso no verso da orelha, criado pelo artista visual Zansky, autor de criações diversas publicadas pela extinta Cosac Naify Editora. A autoria de capa é da designer Alanna Oliva, também responsável pelo projeto gráfico do livro.

Sobre a autora

Áurea Denise Aires Barros é poeta, artista e professora. Nascida em Pium, no Tocantins, viveu em Manaus e reside em Goiânia. Ela tem laços fortes com o teatro e afetos pela poesia, caminhos que a levaram aos saraus na década de 1990. É formada em Letras pela Universidade Federal de Goiás e trabalha na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia.

 

 

 

Serviço:

Lançamento: “Âmago”, livro de Áurea Denise
11 de maio (terça), às 19 horas, nos canais NegaLilu (Facebook e Youtube)
Selo Pantheon – NegaLilu Editora
Preço de capa: R$ 30,00

Compre AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *