Foto: Layza Vasconcelos

Livrarias independentes se unem em Goiânia para enfrentar a crise

Para confrontar os desafios da pandemia da Covid-19, a Pomar Livraria e O Jardim Livraria passaram a compartilhar o mesmo endereço, no Setor Sul, em Goiânia. Unidas, elas ampliam o atendimento a leitoras e leitores interessados em livros ilustrados e em publicações independentes de alta qualidade criativa. A primeira ação conjunta das livrarias parceiras é a realização de uma feira de publicações independentes e artes gráficas, no domingo (13/6), entre 10h e 18h, com visitação agendada.

Com autorização de decreto municipal e em respeito às normas de segurança sanitária, enquanto a Pomar reprogramou horário e formas de atendimento, e adaptou as atividades da casa, como contação de histórias e musicalização para bebês, O Jardim que funcionava no Evoé Café optou por interromper os trabalhos presenciais. Os bate-papos e oficinas foram virtualizados, bem como as vendas. Agora as duas livrarias apostam neste novo formato de funcionamento conjunto.

As livreiras Melissa Pomi e Larissa Mundim concebem o espaço compartilhado como centro cultural. Além da relação natural com o livro e a literatura, a iniciativa tem atenção especial ao meio ambiente e ao bem-estar. “A mangueira adulta que sombreia este espaço nos inspira a nos conectarmos com o que há de mais simples e melhor em cada pessoa, e a leitura pode ser um caminho”, comenta a proprietária e curadora da Pomar Livraria, Melissa Pomi.

Para Larissa Mundim, idealizadora e curadora dO Jardim, o momento pede cautela e criatividade para seguir existindo e resistindo. “O mercado, de forma geral, está em processo de reinvenção e este arranjo entre livrarias é coerente”, ressalta. A coexistência dO Jardim e da Pomar reúne em um só endereço a representação de mais de 80 editoras e títulos que estimulam a formação de bibliotecas pessoais e o colecionismo, seja pelo seu aspecto artístico e artesanal ou pela pequena tiragem.

 

Visita agendada

O primeiro fruto da parceria entre O Jardim e a Pomar Livraria é a feira de publicações independentes, que acontece na área externa do espaço, cuja primeira edição está programada para o domingo, do final de semana do dia dos namorados. Com o intuito de oferecer as melhores condições de segurança para os visitantes do evento, a casa vai receber até 10 pessoas (acompanhadas ou não de crianças de até sete anos) a cada hora. O agendamento para a entrada gratuita na feira deve ser feito pelo número 62 98259-7070 (WhatsApp).

A Feira reúne livros especiais, zines e artes gráficas de publicadores de todo o Brasil. Segundo Larissa Mundim, é uma amostra da feira e-cêntrica, evento realizado pela NegaLilu Editora, que está instalada no mesmo espaço cultural. Durante a visitação, entre 10h e 18h, o café da casa também estará aberto para atender a demandas de alimentação. “A ideia está em construção, a partir desta primeira experiência vamos compreendendo melhor as oportunidades e necessidades junto ao nosso público”, comenta Melissa Pomi.

 

Serviço:

Feira de publicações independentes e artes gráficas: 13 de junho 2021 (domingo), 10h às 18h

Rua 132-A, 94, Setor Sul, Goiânia

Entrada gratuita (e somente com máscara)

Visita agendada: 62 98259-7070

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *