Documentário e e-book registram demandas urgentes de bibliotecas públicas em Goiás

O diagnóstico de demandas urgentes de bibliotecas públicas em Goiás está publicado no e-book “Madalena Caramuru, presente!”, primeiro título do catálogo do Selo Livre da NegaLilu Editora. O lançamento está marcado para amanhã, 22 de julho, às 19 horas, transmitido pelo canal NegaLilu (Facebook e Youtube). Com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, na LIVE desta quinta-feira, também vem a público o documentário da Balacobaco Filmes, que registrou atividades remotas do Projeto Madalena Caramuru de apoio à gestão de bibliotecas públicas.

“Madalena Caramuru, presente!” documenta a realidade de 19 bibliotecas públicas, sendo 17 localizadas no interior do estado. Falta de autonomia orçamentária, ausência de profissionais capacitados, acervo com baixa bibliodiversidade, acessibilidade negligente são características do equipamento sociocultural mais presente nos municípios goianos. “Em muitas cidades onde não há cinema, teatro, museu, a biblioteca é o único centro cultural disponível para a população”, comenta Larissa Mundim, coordenadora do projeto Madalena Caramuru.

O diagnóstico publicado pela NegaLilu Editora também apresenta análise acerca das recorrências, melhores práticas e traços de inovação percebidos na amostra que serviu de base para a pesquisa realizada pela equipe técnica, que coordenou grupos de trabalho entre setembro de 2020 e março de 2021. Este programa de capacitação de gestores totalizou 70 horas de atividades, entre seminários, oficinas e reuniões sistemáticas on-line. “Madalena Caramuru, presente!” também reúne conteúdos textuais e audiovisuais compartilhados por especialistas convidados e depoimentos dos técnicos certificados no Projeto Madalena Caramuru. A arte de capa é assinada pela artista visual Sophia Pinheiro a partir da obra ““Retrato imaginário de Madalena Caramuru, inspirada em Glicéria Tupinambá” (2019).

O e-book tem distribuição gratuita e já está disponível para download, no formato ePub, em mais de 50 vitrines eletrônicas no Brasil e no exterior. Segundo Larissa Mundim, que é organizadora do livro, a distribuição ampliada foi possível por meio de parceria entre a NegaLilu Editora e a BookWire. A elaboração de “Madalena Caramuru, presente!” conta com a colaboração dos bibliotecários Geisa Müller, Keyla de Faria e Thiago Pitaluga, bem como de conteúdos extraídos de palestras conduzidas por Maria das Graças Castro, José Castilho Marques Neto e Elisa Machado.

 Documentário

O registro audiovisual dos trabalhos de capacitação dos gestores de bibliotecas foi realizado pela Balacobaco Filmes de maneira híbrida. Além da edição das transmissões realizadas em tempo real, o documentário traz cenas captadas em bibliotecas de Goiânia, Pirenópolis e Corumbá de Goiás. “O filme se posiciona politicamente a favor da política nacional do livro, da leitura e da biblioteca na fala de grandes especialistas e nos alerta para as mudanças inevitáveis que estão ocorrendo no mercado editorial à medida que a bibliodiversidade granha território”, ressalta Mundim.

O documentário já está disponível no Canal NegaLilu no Youtube: https://youtu.be/A4q49PXVTZM

 

SERVIÇO

Lançamento: “Madalena Caramuru, presente!” (e-book e documentário)

Data: 22 jul 2021 (quinta), às 19 horas, canal NegaLilu (Facebook e Youtube)

 

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *