Novos poetas e proseadores goianos buscam apoio para publicação de antologias

Trinta e cinco novas autoras e novos autores de Goiás integram o terceiro volume da Coleção e/ou, nas antologias de poesia e prosa. Selecionados por meio de edital, juntamente com a NegaLilu Editora, buscam apoio por meio de financiamento coletivo, até 4 de novembro, para viabilizar a publicação de maneira independente. As doações estão sendo coletadas em www.catarse.me/colecao_eou3 .

A maioria dos autores e das autoras é inédita ou publicou o primeiro livro recentemente. A fundadora da NegaLilu Editora, Larissa Mundim, conta que o projeto já deu visibilidade a cerca de 80 escritores e escritoras iniciantes desde 2016, quando o volume 1 foi lançado. “Consideramos este trabalho a ‘menina dos olhos’ da editora, por ser uma ação de qualificação da escrita poética e literária em Goiás”, comenta ela.

A poeta Alda Alexandre publica pela segunda vez na Coleção e/ou.

A campanha com duração de dois meses tem como meta a arrecadação de R$ 29 mil e, se a meta não for alcançada, todo o dinheiro será devolvido aos apoiadores, pela plataforma Catarse. Na terceira semana de mobilização, 30% do recurso necessário para a editoração e impressão de 1.600 exemplares já havia sido captado. Os livros serão distribuídos entre as autoras e os autores e enviados a apoiadores.

As doações para o projeto podem ser feitas a partir de R$ 25, com recompensas. No entanto, apoiadores podem doar quantias maiores e menores também. O valor da doação determina a recompensa, que pode ser o agradecimento público, livros do catálogo da NegaLilu Editora, incluindo as antologias que serão realizadas com o recurso captado e atividades formativas. “Nesta fase da campanha, será fundamental o apoio de pessoas jurídicas, empresas interessadas em fortalecer a literatura, a poesia, a cultura goiana”, reflete Larissa Mundim.

O terceiro volume da Coleção e/ou reúne 23 mulheres, 11 homens e uma pessoa não binária. De acordo com o edital de seleção, autores e autoras dos poemas, contos e crônicas a serem publicados nasceram ou residem em Goiás, capital e interior. As antologias também vão contar com a participação de 10 convidados e convidadas.

Depois de publicar no volume 2, premiado contista José Fábio agora participa como convidado.

Formação continuada

“Especialmente para quem é inédito, a publicação muda a relação com a escrita e inicia um diálogo com o público leitor que, sem a existência do livro, não seria possível”, comenta Larissa Mundim. Segundo ela, quem publica nas antologias da Coleção e/ou passa a integrar o Coletivo e/ou, convidado a integrar um programa permanente de formação de escritores e escritoras, por meio de oficinas, bate-papos, saraus, lançamentos e feiras literárias.

A NegaLilu Editora foi criada em 2013, em Goiânia, por Larissa Mundim, para fazer livros lindos. Mas descobriu que isso era insuficiente. Editora independente também interessada em estímulo à leitura e formação de leitores, inclusão de agentes sub-representados, revisão de processos produtivos, inovação no mercado editorial, alternativas de circulação da produção gráfica e literária no Brasil. Editora realizadora da feira e-cêntrica e do Festival Leitura & Resistência.

 

AUTORAS E AUTORES DO VOLUME 3 DA COLEÇÃO E/OU:

POESIA

Alda Alexandre
Amanda Cristina Teixeira de Oliveira
André de Paulo Duarte
Cássia Antunes
beta reis
Glauco Roberto Gonçalves
Guilherme Vinicius
Helder Doudement Jr
José Olívio Figueiredo Filho
Kamilly Barros
Letícia Leão
Lorena Amorelli Reinato
Ludmyla Marques
Marcelo Perilo
Maria Eduarda Leandro
Marilia de Paula Barros Botelho
Marina Alves Mahfuz
Mel Gonçalves
Milton Aires
Pethra Ediala
Priscila Camargo Reis
Rafael Vaz
Rute Lessa Nascimento
Thalita Godoi
Zandélli Cruvinel

nbsp;

PROSA

Alda Alexandre
André de Paulo Duarte
Carol Schmid
Carolina Santos
Cecília Vilas-Boas
Denise Assis Fleury Curado
Dimas Vieira da Rocha
Flávia Monteiro
Guilherme Vinícius
Leonardo Henrique Arruda
Pablo Mathias
Pethra Ediala
Thalita Borba

 

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *