Álbum de figurinhas: “Aves na Chapada dos Veadeiros” está disponível para o natal 2021

Sucesso de vendas em 2020, “Aves na Chapada dos Veadeiros” foi reimpresso e está disponível para o natal deste ano em livrarias independentes de Goiás, Brasília e São Paulo. O álbum de figurinhas escrito e ilustrado pela artista e designer Luana Santa Brígida apresenta hábitos e características de 30 aves, destacando algumas ameaçadas de extinção e espécies endêmicas também, ou seja, aquelas que vivem apenas no Cerrado.

Publicado pela NegaLilu Editora, foi lançado em dezembro de 2020, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com a primeira tiragem esgotada, a publicação foi reeditada e mais 1.000 exemplares foram impressos, por meio de parceria entre editora e autora. “Para pequenas editoras independentes, como a nossa, o primeiro reprint é inesquecível”, comenta a editora fundadora da NegaLilu, Larissa Mundim.

Neste álbum de figurinhas, leitores vão saber, entre tantas outras coisas, que, ameaçado de extinção pelo desmatamento está o Galito, que canta baixinho, investe no contato visual, tanto para demarcar território quanto para paquerar outros de sua espécie. Já a Seriema, tem um canto famoso, que pode ser ouvido a mais de um quilômetro de distância, sempre acompanhado de um gesto só dela ─ a cabeça reclinada para trás, como se fosse uma longa risada.

Foto: Gabriela Lara

Diante de ameaças ambientais diversas, segundo Santa Brígida, o “Álbum de figurinhas: aves na Chapada dos Veadeiros” busca aproximar as pessoas da fauna e da flora do Brasil Central, “apostando que este contato divertido e instrutivo possa provocar empatia e consciência de preservação”. Uma estratégia utilizada pela autora é convidar leitores e leitoras a ajudarem as aves a “voltar para casa” encontrando seu habitat intacto.

Por isso, o cenário onde leitores e leitoras poderão colar os adesivos das aves também é destaque no projeto editorial. Da mata densa até o campo limpo, passando pelas veredas, pode-se apreciar a vegetação nativa como a copaíba, pequi, buriti, canela-de-ema, chapéu-de-couro, chuveirinho. Tanto a flora quanto a fauna representadas têm nome científico e popular informados.

O álbum de figurinhas é bilíngue, traduzido para o inglês pela revisora e tradutora Janaynne Carvalho do Amaral. Assim como a primeira edição, a publicação é composta por um guia de campo, 60 adesivos, cenário ilustrado com quase 2 metros de comprimento, além do envelope onde todas as peças são guardadas.

A pesquisa de Santa Brígida se iniciou há oito anos agora e, para a publicação do álbum de figurinhas, a autora construiu o perfil divertido e cientificamente coerente de cada ave, contando com consultoria técnica da bióloga Vívian Braz. Na composição da equipe, a NegaLilu Editora também destaca a consultoria editorial dada pela premiada ilustradora e ex-professora da UFG, Ciça Fittipaldi, que acompanha este trabalho de pesquisa de Santa Brígida desde a graduação na Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG).

Adquira o seu álbum de figurinhas “Aves na Chapada dos Veadeiros” AQUI.

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *