Foto: Lu Barcelos/ Chocolate Fotografias

Coletivo e/ou faz lançamento on-line de antologias com sarau e bate-papo

Para ampliar a difusão das novas antologias da Coleção e/ou, a negalilu editora realiza sarau e bate-papo de lançamento dos livros “tec tec tec tec tic tac” e “Uma santa e dois amantes”. As publicações compõem o volume 3 da coleção e reúnem 35 poetas e prosadores/prosadoras de Goiás. O evento on-line está programado para o sábado (21/5), às 19 horas, na seguinte sala virtual: meet.google.com/uhi-kjoj-afu .

Em “tec tec tec tec tic tac”, destaque para temas relacionados à sociedade sob o ponto de vista combativo de violências. Questões políticas e culturais também inspiraram os 29 autores e autoras. Dentre eles estão cinco convidados: Arthur Moura Campos, Dairan Lima, Dayse Kenia, Eliara Sandim, e Walacy Neto.

Foto: Lu Barcelos/ Chocolate Fotografias

Dentre os temas abordados em “Uma santa e dois amantes”, a morte está entre os mais recorrentes. A antologia conta com 17 autores e autoras, sendo quatro convidados: Ademar de Queiroz, Alice Mariel Orth, José Fábio da Silva e Larissa Mundim. Neste volume 3, textos mais intimistas deram lugar a questões sociais, algumas narrativas também oferecem a leitoras e leitores um olhar sobre a cultura popular.

A ilustração de capa é assinada pelo artista gráfico félix perini, autor capista de todos os títulos da Coleção e/ou. O projeto gráfico é de Luana Santa Brígida. A coleção é ainda composta por “Os olhos do bilheteiro” (2016), “As dores de Josefa” (2016), “Sobre gostar menos” (2019) e “O olhar inaudível” (2020). A NegaLilu Editora informa que o edital para a seleção de autoras e autores do volume 4, estará aberto no segundo semestre deste ano.

Histórico

O trabalho da NegaLilu para a publicação da nova geração de escritores se iniciou em 2015. Segundo a editora-fundadora Larissa Mundim, a cada dois ou três anos, a editora abre chamada pública direcionada a escritoras e escritores nascidos ou residentes em Goiás, que sejam inéditos ou éditos recentes. A Comissão de Seleção para o volume 3 contou com a participação de Carlos Brandão, Rogério Oliveira, Larissa Mundim e Rico Lopes.

“Mais do que publicar livros, a nossa intenção é mapear a nova geração de poetas e prosadores e, a partir disso, formar rede em coletivos criativos e fomentar um programa permanente de qualificação para a escrita e para a leitura”, comenta Mundim. Nas seis antologias da Coleção e/ou, a editora reúne 105 autoras e autores, incluindo convidadas e os convidados, para formar o Coletivo e/ou.

De acordo com a editora, este coletivo vem se constituindo com um perfil cada vez mais diverso e representativo do ponto de vista de gênero, sexualidade e avança também no campo étnico-racial. “Entre o momento da seleção e o dia em que as antologias são lançadas, temos a oportunidade de exercitar a convivência e o aprendizado mútuo”, ressalta Mundim. Segundo ela, esta relação é estimulada por meio de oficinas, cursos, rodas de conversa, encontros com autores/autoras, feiras literárias e saraus, especialmente dedicadas ao Coletivo e/ou e abertas à comunidade em geral.

 

Crowdfunding

Para financiar os dois novos livros da Coleção e/ou, a NegaLilu Editora apostou no financiamento coletivo (crowdfunding). Os volumes 1 e 2 foram publicados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Ao longo de 60 dias, o Coletivo e/ou levantou pouco mais de 29 mil reais para custear a editoração e a impressão das duas antologias. “O crowdfunding como instrumento de consumo consciente é fantástico, porque é o consumidor quem define o que precisa existir, o que é necessário, sincero, inspirador”, avalia Larissa Mundim.

 

Após o lançamento, as antologias estarão à venda nas livrarias parceiras da NegaLilu Editora, em Goiânia, Cidade de Goiás, Pirenópolis e na Chapada dos Veadeiros. Os primeiros volumes da Coleção e/ou também estão disponíveis no site da editora (www.negalilu.com.br) e em bibliotecas públicas de Goiânia.

 

 

SERVIÇO

Lançamento: sarau e bate-papo

“tec tec tec tec tic tac” (antologia poética)

“Uma santa e dois amantes” (antologia de contos e crônicas)

21 de maio (sábado), 19h às 22h

Sala virtual: meet.google.com/uhi-kjoj-afu

 

Conheça os autores e autoras do volume 3 da Coleção e/ou:

 

ANTOLOGIA POÉTICA

Alda Alexandre

Amanda Cristina Teixeira de Oliveira

APD

Arthur Moura Campos (convidado)

Beta(m)xreis

Cássia Antunes

Dairan Lima (convidado)

Dayse Kenya (convidado)

Eliara Sandim (convidado)

Glauco Gonçalves

Guilherme Vinícius

Helder Doudement  Jr.

José Olívio

Kamilly Barros

Letícia Leão

Rute Lessa

Lorena Amorelli

Ludmyla Marques

Marcelo Perilo

Maria Leandro

Marília de Paula

Marina Mahfuz

Mel Gonçalves

Milton Aires

Pethra Ediala

Priscila Reis

Rafael Vaz

Walacy Neto (convidado)

Zandélli Lira

 

ANTOLOGIA DE CONTOS E CRÔNICAS

Ademar de Queiroz (convidado)

Alda Alexandre

Alice Mariel Orth (convidado)

APD

Carol Schmid

Carolina Santos

Cecília Franco

Denise Fleury

Dimas Rocha

Flávia Monteiro

Guilherme Vinícius

José Fábio da Silva (convidado)

Larissa Mundim (convidado)

Leonardo Arruda

Pablo Mathias

Pethra Ediala

Thalita Borba

 

 

Comentar

Comentários (0)

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será revelado. Os campos obrigatórios estão marcados com *