Residência Literária

Edital de Seleção  – Residência Literária_O Jardim

A NEGALILU EDITORA torna público, para o conhecimento dos interessados, o presente edital de seleção para a Residência Literária, realizada por meio da Livraria O Jardim, com apoio da Lei Aldir Blanc – Secult/GO.

A Residência Literária é uma ação imersiva. Programa gratuito de formação, com bolsa de estudo, dedicado ao fortalecimento da cadeia produtiva do livro, em Goiás. Atividades que totalizam 100 horas, no período de cinco meses, desenvolvidas on-line, por meio de oficinas e rodas de conversa, concentradas em três eixos:

ESCRITA (para escritores/escritoras)

PUBLICAÇÃO (publicadores/publicadoras) e

LEITURA (para todas/todes/todos)

 

I – OBJETIVO

1.1 Estabelecer normas para inscrição e seleção de 7 (sete) escritoras e escritores para integrar o Eixo Escrita e de 7 (sete) publicadoras e publicadores para integrar o Eixo Produção, parte da programação da Residência Literária.

 

1.2 A Residência Literária também prevê 4 (quatro) rodas de leitura, atividade comum entre residentes do Eixo Escrita e do Eixo Produção e aberta ao público em geral.

 

1.3 Neste processo seletivo, caracteriza-se como escritores e escritoras as pessoas que exercitam a escrita literária em PROSA, inéditos ou éditos, que tenham publicado em antologias ou livro solo, nos últimos 5 (cinco) anos.

 

1.4 Neste processo seletivo, caracteriza-se como publicadores ou publicadoras, pessoas interessadas em capacitação para atuar na cadeia produtiva do livro, seja na função de editor(a), ilustrador(a), designer gráfico, produtor(a) gráfico ou autora/autor autopublicado(a).

 

II – INSCRIÇÃO

2.1 O período de inscrições é de 21 de fevereiro a 21 de março de 2021.

2.2 As inscrições serão realizadas em formulário on-line, sem custos para os(as) proponentes, por meio do site www.negalilu.com.br .

2.3 Poderão inscrever-se escritores/escritoras e publicadores/publicadoras nascidos(as) ou residentes em Goiás.

2.4 O(A) proponente no Eixo Escrita deverá apresentar minibio de até 7 (sete) linhas e um texto de sua autoria, escrito em prosa (conto, crônica, fragmento de romance), com até 25 (vinte e cinco) linhas, no formato pdf.

2.5 O texto apresentado pelo proponente, no Eixo Escrita, poderá ser inédito ou já publicado.

2.6 O(A) proponente no Eixo Publicação deverá apresentar minibio de até 7 (sete) linhas e um texto de até 15 (quinze) linhas sobre sua motivação para atuar na cadeia produtiva do livro, no formato pdf.

2.7 Cada proponente poderá participar de apenas um Eixo da Residência Literária. Ainda que realize inscrição para Escrita e também para Publicação, poderá ser selecionados somente para uma categoria.

III – SELEÇÃO

3.1 O processo de seleção das propostas será realizado em etapa única, conduzido pela Comissão de Seleção constituída pela NegaLilu Editora.

3.2 A Comissão de Seleção selecionará 7 (sete) residentes para participação nas atividades do Eixo Escrita e 7 (sete) residentes para participação nas atividades do Eixo Publicação.

3.3 A Comissão de Seleção poderá divulgar lista de proponentes suplentes, tanto para o Eixo Escrita quanto para o Eixo Publicação. Os suplentes poderão ser chamados a participar da Residência Literária no caso de desistência ou desclassificação.

3.4 Os 14 selecionados receberão uma bolsa no valor bruto de R$ 900,00 (novecentos reais), como incentivo à participação nas atividades. O valor será repassado aos residentes assíduos nas atividades ao final da carga horária.

3.5 O repasse da bolsa será feito via transferência bancária em conta corrente/conta poupança própria, mediante assinatura de recibo, conforme prevê o edital 12/2021 da Lei Aldir Blanc – Secult/GO.

3.6 Residentes que concluírem as atividades de formação com assiduidade serão certificados pela NegaLilu Editora e pela Casa da Cultura Digital.

3.7 Os selecionados, suplentes e não-selecionados serão comunicados do resultado oficial deste edital, por e-mail.

3.8 O resultado oficial do processo seletivo da Residência Literária será divulgado em 30 de março de 2022 pelo site www.negalilu.com.br . A Comissão de Seleção reserva-se o direito de adiamento da data de divulgação do resultado final, a depender do número de inscrições enviadas. Neste caso, deverá tornar público o calendário do edital atualizado.

 3.7 A decisão da Comissão de Seleção é soberana e irrecorrível.

IV – TERMO DE COMPROMISSO

4.1 Os(As) residentes selecionados(as) deverão assinar Termo de Compromisso de participação nas atividades propostas pela Residência Literária.

4.2 O Termo de Compromisso tem como finalidade formalizar o interesse do proponente em participar das atividades de maneira assídua, honrando a vaga conquistada e a bolsa que receberá ao final do processo de capacitação.

4.3 A eventual ausência de residentes nas atividades da Residência Literária deverá ser justificada.

4.4 Ausências sem justificativa poderão resultar no cancelamento do TERMO DE COMPROMISSO.

4.5 Para fins de cancelamento do TERMO DE COMPROMISSO, serão considerados desistentes os(as) proponentes que, sem justificativa, deixem de comparecer a duas atividades seguidas.

4.6 Em caso de desistência, serão convocados(as) os(as) proponentes classificados(as) como suplentes.

4.7 O TERMO DE COMPROMISSO também irá formalizar a intenção dos residentes em colaborar para a realização do produto final da Residência Literária, uma antologia publicada em formato físico e em e-book.

 

V – CALENDÁRIO

Descrição Datas / Período
Publicação da Edital 21 de fevereiro de 2022
Inscrição de propostas 21 de fevereiro a 21 de março 2022
Resultado Final 30 de março 2022
Reunião geral 04 de abril 2022 (19h)
Eixo Escrita

 

 

 

6, 8, 13 e 20 de abril 2022 (19h)

26, 29 de abril e 3 e 5 de maio 2022 (19h)

9, 11, 13 e 16 de maio 2022 (19h)

Eixo Publicação

 

18, 19 e 21 de maio 2022 (19h em dia útil e 10h no sábado)

25, 26 e 27 de maio 2022 (19)

28 de maio, 4 e 11 de junho 2022 (10h)

8, 9 (19h) e 11 de junho 2022 (10h)

Eixo Leitura

 

30 de abril 2022

21 de maio 2022

25 de junho 2022

9 de julho 2022

VI – RESPONSABILIDADES DA NEGALILU EDITORA

6.1 Dar ampla divulgação ao Edital Residência Literária_O Jardim.

6.2 Divulgar a lista de selecionados(as) e suplentes.

6.4 Convocar reunião geral para esclarecimentos e para assinatura do Termo de Compromisso.

6.5 Convocar suplentes no caso de desistência ou desclassificação de autores(as) selecionados(as).

6.6 Realizar a editoração do conteúdo produzido, ao longo da Residência Literária, para publicação em antologia referida no item 4.4 deste edital.

6.7 Promover campanha de divulgação acerca da publicação, produto final da Residência Literária.

6.10 Promover o lançamento da obra literária, com ampla divulgação nos veículos de comunicação, veículos institucionais e mídias sociais.

6.11 Destinar gratuitamente 10 exemplares do livro impresso para residentes. Dez por cento (10%) da tiragem será destinada à Secult, bibliotecas públicas e pontos de cultura. Os demais exemplares passarão a integrar o acervo da NegaLilu Editora podendo ser doados e comercializados, com preço de capa acessível.

VII – RESPONSABILIDADE DOS(AS) RESIDENTES

7.1 Participar da Reunião geral para esclarecimentos.

7.2 Providenciar assinatura do Termo de Compromisso.

7.3 Residentes do Eixo Escrita deverão aprovar o conteúdo final antes da impressão do livro. O conteúdo que não obtiver validação por parte do(a) autor(a), deverá ser excluído da antologia pela NegaLilu Editora.

7.4 Providenciar informações necessárias para a divulgação dos livros (como foto e release), quando solicitado.

7.4 Colocar-se à disposição para atendimento à imprensa, caso necessário, e colaborar para a campanha de divulgação do evento de lançamento do livro.

7.6 Retirar exemplares disponíveis, sem custos de transporte para a NegaLilu Editora, em prazo de até 2 (dois) meses após o lançamento. Os volumes não retirados serão incorporados ao acervo da editora para doação e comercialização.

VIII – DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O presente edital está sujeito à alteração no calendário, caso seja deliberado pela Comissão de Seleção.

8.3 A inscrição no Edital Residência Literária_O Jardim pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente edital.

8.4 Os casos omissos serão objetos de deliberação da Comissão de Seleção.

Goiânia, 21 de fevereiro de 2022.

Nega Lilu Editora

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS