A coordenação editorial para além das planilhas e da gestão de prazos é o conteúdo trazido pela editora e escritora Lari Mundim, para a segunda edição da Residência Literária da Livraria O Jardim. Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secult Goiás, a aula dedicada aos residentes dos Eixos Escrita e Publicação está programada para o sábado (26/11), no Coletivo Centopeia, em Goiânia.
A partir de sua experiência, a instrutora irá apresentar possibilidades de atuação técnica e criativa numa função geralmente associada à gestão de processos. Segundo ela, por condições de trabalho atípicas, alguns editores independentes adquirem domínio ampliado da cadeia produtiva do livro e acabam desenvolvendo habilidades de “supereditores”. “Esta aula sobre coordenação editorial pretende aproximar os residentes desta performance possível”, comenta.
Idealizadora da Residência Literária da Livraria O Jardim, Lari Mundim afirma que o programa de 138 horas é pensado para estimular autonomias ao mesmo tempo em que fortalece pensamento e prática anti-sistêmicas, na Literatura e no mundo das publicações. “Por isso as editoras independentes são inspiração para este trabalho de formação, bem como os profissionais que estão à frente de projetos autênticos e bem sucedidos no que fazem”, relata.
Mundim explica que a inclusão da coordenação editorial como conteúdo prioritário no programa da segunda edição da residência, estimula mais a formação de profissionais que lidam com conteúdo e métodos produtivos. Na primeira versão do projeto (2021-2022), estudos sobre narrativa visual também receberam estímulos, nas aulas da designer e artista gráfica Suryara Bernardi, no módulo Ilustração.

Realizado pela negalilu editora, o programa de residência literária se iniciou em agosto e contempla conteúdo destinado a 20 escritores/escritoras e publicadores/publicadoras bolsistas, além de promover ações de estímulo à leitura − terceiro eixo do projeto. Os trabalhos presenciais e on-line se iniciaram com o escritor Marcelino Freire e o editor Paulo Verano. No final de setembro, a escritora Luana Chnaiderman (fotos), também ministrou masterclasse em Goiânia.
Depois do módulo Coordenação Editorial, conduzido por Lari Mundim, as/os residentes irão fechar o primeiro ciclo de aprendizado com as aulas de Design Editorial e Produção Gráfica, respectivamente conduzidos por Laura Del Rey e Lilia Góes. O produto final da II Residência Literária da Livraria O Jardim é uma antologia de contos, que tem lançamento previsto para fevereiro de 2025.
Sobre Lari Mundim
Escritora, editora, livreira e jornalista. Fundadora da negalilu editora, em 2013. Curadora da Livraria O Jardim e da Livraria Tekoá. Idealizadora e curadora da feira e-cêntrica de publicações independentes, realizada em Goiânia, Pirenópolis e na Cidade de Goiás. Mediadora do Grupo de Estudos Tekoá – Literatura e Poesia. Co-coordenadora do Festival Leitura e Resistência. Autora dos livros Sem Palavras (2013), Agora eu te amo (2014), Operação Kamikaze (2015), faz rs (2016).