O marrom glacê corpo de leitura retoma os encontros mensais dedicados à leitura comentada de livros literários. Em agosto, o grupo trabalha com a obra de Carla Piazzi intitulada “Luminol”, publicada pela Editora Incompleta. A atividade é gratuita e o encontro está marcado para hoje, às 19 horas, no SESC Centro.
A iniciativa é independente e autogerida por um grupo de cerca de 20 leitores e leitoras, com apoio da negalilu editora e da Livraria Tekoá. A curadoria é da escritora e editora Lari Mundim, com mediação de Bel Lemos. Os primeiros encontros eram virtuais e foram estimulados pelo Eixo Leitura da Residência Literária da Livraria O Jardim, em 2022.
“Desde o começo, a proposta da curadoria está pautada na leitura de publicações independentes ou de pequena tiragem, de autoria feminina e brasileira, prioritariamente”, lembra Lari Mundim. Com mais integrantes, em 2024, as atividades do Eixo Leitura se realizaram presencialmente por ocasião da segunda edição da residência literária e, ao final do programa, “o grupo se emancipou, se batizou e passou a se organizar em encontros mensais”.
Para Mundim, a independência e autogestão do grupo fortaleceu a iniciativa. Segundo ela, um dos sintomas de que essa ação de estímulo à leitura ganhou fôlego é o rearranjo da metodologia de trabalho: o aumento da frequência dos encontros e a experiência da mediação compartilhada. “Outro aspecto que confirma avanços da iniciativa é o apoio institucional do SESC-GO, que encampou a iniciativa no âmbito do Projeto SESC Leitura Viva”, comenta.

No mês de setembro, a curadoria indicou a leitura de “Nossa Senhora do Barraco”, de Gabriela Cabezón Cámara, livro publicado pela editora Moinhos. O marrom glacê corpo de leitura é aberto e receptivo a novos e novas integrantes. A inscrição pode ser feita pelo e-mail [email protected] .








