Arapyau é o grupo de estudos, com interesse em literatura e em poesia, criado pela negalilu editora. Com a previsão de encontros presenciais quinzenais, a ideia é reunir estudantes, escritores, pesquisadores, profissionais da cadeia produtiva do livro, bem como educadores, bibliotecários e pessoas aficionadas pelo livro e pela leitura. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro de 2022 em www.negalilu.com.br .
A sede do Arapyau é a Livraria O Jardim, localizada no Setor Sul, em Goiânia, e os encontros se iniciarão em fevereiro de 2023. De acordo com a mediadora do grupo, a escritora e editora Larissa Mundim, o calendário de atividades será definido pelos participantes inscritos. “A construção deste trabalho é coletiva, horizontal e pretende ser um exercício de convivência democrática, no contato com a literatura e a poesia”, esclarece. Segundo a mediadora, quanto mais diverso for o grupo, mais próximo de seus propósitos ele estará.
A palavra “arapyau” tem origem no Guarani, etnia de povos originários do Brasil, significa “ano novo” e mantém relações simbólicas com o tempo de colheita e a abundância. “Este é o tempo/espaço que buscamos neste projeto, que marca nossa postura política em favor de um país mais justo e acolhedor das diferenças”, revela a mediadora. O grupo de estudos Arapyau é uma ação comemorativa dos 10 anos da negalilu, editora independente criada por Larissa Mundim, em 2013.