Os textos mais emblemáticos e viralizados do blog Vulva Revolução, da jornalista brasiliense Maíra Valério, integram o volume 1 da coleção blobloblo. Com mais de 2 milhões de acessos, o Vulva Revolução agora é livro e comemora 10 anos de atividade multimídia. O lançamento está marcado para esta sexta-feira (20/12), às 18 horas, no Barito Bar, em Brasília.
Crítico e também divertido, “Vulva Revolução” trata assuntos como misoginia, padrões de beleza, disparidade salarial, divisão sexual do trabalho, etarismo e muito mais. Ao longo de uma década, o blog se dedicou à difusão do pensamento feminista aplicado ao cotidiano, às relações afetivas e políticas do nosso tempo.
Na condução da jornalista e escritora Maíra Valério, o projeto cresceu, extrapolou as fronteiras do Brasil Central e ganhou uma abordagem multimídia. “Para além do blog, a representação do Vulva Revolução se expandiu em feiras, palestras, festas, rodas de conversa, publicações impressas, participações em curadorias de eventos.
Para Maíra, a publicação é de grande relevância para os tempos atuais. “É de extrema importância resgatar e organizar toda essa história, e parte da produção do “Vulva Revolução”, em um livro que está sendo realizado de modo tão cuidadoso em termos de adaptação, edição e produção gráfica. O livro aborda questões feministas de modo acessível e descomplicado, e isso torna a compilação ainda mais necessária”, diz a autora do Vulva Revolução.
O VLV TOUR de lançamento começa por Brasília, nesta sexta (20/12), no Barito Bar, aconchegante ambiente LGBTQIA+ com drinks autorais. Em seguida, Maíra Valério segue para São Paulo (SP) e, no 17 de janeiro, autografa o livro na Ria Livraria, que realiza pocket shows literários, encontros musicais e conta com apurada curadoria e acervo de edições raras. No Rio de Janeiro (RJ), o e lançamento está marcado para 23 de janeiro, no pub Oscar Selvagem, que em homenagem à Oscar Wilde, busca acolher gente feliz, criativa e livre de rótulos. Em fevereiro, o lançamento está previsto em Goiânia.
Coleção
O livro “Vulva Revolução” inaugura a coleção blobloblo, que tem o intuito de organizar e publicar conteúdos relevantes que foram originalmente disponibilizados em blogs criados há mais de uma década. “Uma coleção assim nos auxilia na compreensão da cibercultura no nosso tempo, à medida que registra a motivação das blogueiras e dos blogueiros para tornar públicas informações, opiniões e ideias, assim como a escolha dos temas, a receptividade do público leitor e o impacto disso na vida pessoal de quem lê e de quem escreve”, ressalta Lari Mundim, criadora da negalilu e idealizadora da coleção blobloblo.
Com sobrecapa impressa e serigrafia, o livro “Vulva Revolução” pode ser adquirido AQUI.