Com textos inéditos, trinta e nove autoras e autores goianos integram as duas primeiras antologias da Coleção e/ou, que foram lançadas pelo Selo Naduk da Nega Lilu Editora, no dia 12 de agosto (sexta), no Evoé Café. Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, as coletâneas Os olhos do bilheteiro e As dores de Josefa trazem a público o trabalho literário de 26 escritores inéditos e oito convidados, com textos literários contemporâneos.
As humanidades, a cultura, a cidade estão entre os temas mais recorrentes que atravessam os poemas, contos e crônicas. O conteúdo dos livros foi selecionado por meio de edital publicado pela Nega Lilu Editora em 2014 e 2015, dirigido a aspirantes a escritores e escritores com até cinco anos de experiência literária.
“O estímulo a novos autores e autoras interessa muito à editora, é um dos nossos eixos de trabalho. Mais que fazer livros bonitos, queremos colaborar também para a formação de leitores e para a circulação alternativa da produção”, ressalta a escritora Larissa Mundim, diretora da Nega Lilu Editora. Segundo ela, os dois primeiros editais confirmam o aquecimento da cena literária goiana, especialmente no campo da poesia.
A chamada pública aberta em 2014 orientou o processo de seleção de poemas. Ao todo, foram 163 inscrições de 38 autores e autoras. A Comissão de Seleção foi formada pelo poeta e compositor Carlos Brandão, a jornalista e revisora Daniela Marcacini, o Coletivo Evoé (representado por Giovana Belém Ogando e Ks Nir Baks) e por Larissa Mundim.
No mesmo ano, também por meio de edital, a editora recebeu a inscrição de 77 contos de 24 candidatos. Os 10 textos selecionados, no entanto, não foram suficientes para a composição de uma coletânea dedicada à prosa. Com a inclusão de Wigvan Pereira na Comissão de Seleção, em 2015, o processo seletivo se ampliou para as crônicas. Outros 75 textos foram submetidos e 15, classificados.
Os olhos do bilheteiro é um poema assinado por Regina Magnabosco e As dores de Josefa, um conto da estreante Manuela Costa. As antologias inauguram o catálogo do selo Naduk, criado para a publicação da produção da nova geração literária, em Goiás. Por este motivo, para Larissa Mundim, é natural que escritores recentemente lançados como Dairan Lima e Carlos Edu Bernardes estejam no coletivo, bem como o jovem poeta Walacy Neto, que têm trabalho reconhecido em todo o Brasil. “Mas muitos outros estão se atrevendo e a Coleção e/ou surge como uma vitrine. O leitor poderá ter uma grata surpresa ao se deparar com autores ainda não conhecidos e talentosos”, frisa a editora.
Assinada pela artista Beatriz Perini, a capa das antologias também contempla um trabalho iniciante, mas de talento reconhecido à primeira vista. O restante da equipe responsável pela editoração dos livros é formada por Vinícius Vargas (revisão), Luana Santa Brígida (projeto gráfico), Carlos Sena (produção gráfica) e Larissa Mundim na coordenação editorial.
Além dos novos, as antologias trazem como autores convidados Carlos Brandão e Pio Vargas, Cássia Fernandes, Pilar Bu, Cristiano Deveras, Leonardo Teixeira, Larissa Mundim e Wigvan Pereira. “A ideia era promover o diálogo entre escritores contemporâneos, que têm uma trajetória em curso, e aqueles que estão chegando, se jogando, acreditando que vale a pena”, arremata.
SERVIÇO
Coleção e/ou: Os olhos do bilheteiro e As dores de Josefa
Ponto de venda: Evoé Café (Rua 91, 489, Setor Sul, Goiânia)
Valor: R$ 25
Lista de autores e autoras
OS OLHOS DO BILHETEIRO
Anna Alchuffi
Beatriz Freitas
Carlos Edu Bernardes
Cinthia Casadeie
Ciro Gonçalves
Dairan Lima
Gustavo Bueno da Cruz
Hariel Revignet
Lidiane Carolina
Martin Luh
Marcelo T.A
Maria Cristina Cardoso Pereira
Maysa Puccinelli
Regina Magnabosco
Thaiz Cantasini
Thiago Ferreira Barbosa
Walacy Neto
AS DORES DE JOSEFA
Aliny Pimenta
Ana Luiza Krüger
Bruno Fiuza
Carlos Edu Bernardes
Dheyne de Souza Santos
Edmo Nunes
José Abrão
Lucas Pereira
Manuela Costa
Marcelo Dakí
Rico Lopez
Sarah Mohn
Yago Rodrigues Alvim
Yago Sales
CONVIDADOS
Carlos Brandão
Cássia Fernandes
Cristiano Deveras
Larissa Mundim
Leonardo Teixeira
Pilar Bu
Pio Vargas (in memoriam)
Wigvan Pereira