Mais 35 poetas e prosadores passam a integrar a Coleção e/ou, projeto da NegaLilu Editora, dedicado à publicação de novas autoras e novos autores de Goiás. Publicadas pelo Selo Naduk, a antologia poética “tec tec tec tec tic tac” e a antologia de contos e crônicas “Uma santa e dois amantes” compõem o volume 3 da coleção, com lançamento marcado para a sexta (18/3), entre 19h e 22 horas, na Livraria O Jardim, em Goiânia. O evento tem entrada gratuita e o uso de máscara de proteção é obrigatório.
Em “tec tec tec tec tic tac”, destaque para temas relacionados à sociedade sob o ponto de vista combativo de violências. Questões políticas e culturais também inspiraram os 29 autores e autoras. Dentre eles estão cinco convidados: Arthur Moura Campos, Dairan Lima, Dayse Kenia, Eliara Sandim, e Walacy Neto.
Dentre os temas abordados em “Uma santa e dois amantes”, a morte está entre os mais recorrentes. A antologia conta com 17 autores e autoras, sendo quatro convidados: Ademar de Queiroz, Alice Mariel Orth, José Fábio da Silva e Larissa Mundim. Neste volume 3, textos mais intimistas deram lugar a questões sociais, algumas narrativas também oferecem a leitoras e leitores um olhar sobre a cultura popular.
A ilustração de capa é assinada pelo artista gráfico félix perini, autor capista de todos os títulos da Coleção e/ou. O projeto gráfico é de Luana Santa Brígida. A coleção é ainda composta por “Os olhos do bilheteiro” (2016), “As dores de Josefa” (2016), “Sobre gostar menos” (2019) e “O olhar inaudível” (2020). A NegaLilu Editora informa que o edital para a seleção de autoras e autores do volume 4, estará aberto no segundo semestre deste ano.
Histórico
O trabalho da NegaLilu para a publicação da nova geração de escritores se iniciou em 2015. Segundo a editora-fundadora Larissa Mundim, a cada dois ou três anos, a editora abre chamada pública direcionada a escritoras e escritores nascidos ou residentes em Goiás, que sejam inéditos ou éditos recentes. A Comissão de Seleção para o volume 3 contou com a participação de Carlos Brandão, Rogério Oliveira, Larissa Mundim e Rico Lopes.
“Mais o que publicar livros, a nossa intenção é mapear a nova geração de poetas e prosadores e, a partir disso, formar rede em coletivos criativos e fomentar um programa permanente de qualificação para a escrita e para a leitura”, comenta Mundim. Nas seis antologias da Coleção e/ou, a editora reúne 105 autoras e autores, incluindo convidadas e os convidados, para formar o Coletivo e/ou.
De acordo com a editora, este coletivo vem se constituindo com um perfil cada vez mais diverso e representativo do ponto de vista de gênero, sexualidade e avança também no campo étnico-racial. “Entre o momento da seleção e o dia em que as antologias são lançadas, temos a oportunidade de exercitar a convivência e o aprendizado mútuo”, ressalta Mundim. Segundo ela, esta relação é estimulada por meio de oficinas, cursos, rodas de conversa, encontros com autores/autoras, feiras literárias e saraus, especialmente dedicadas ao Coletivo e/ou e abertas à comunidade em geral.
Crowdfunding
Para financiar os dois novos livros da Coleção e/ou, a NegaLilu Editora apostou no financiamento coletivo (crowdfunding). Os volumes 1 e 2 foram publicados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Ao longo de 60 dias, o Coletivo e/ou levantou pouco mais de 29 mil reais para custear a editoração e a impressão das duas antologias. “O crowdfunding como instrumento de consumo consciente é fantástico, porque é o consumidor quem define o que precisa existir, o que é necessário, sincero, inspirador”, avalia Larissa Mundim.
Após o lançamento, as antologias estarão à venda nas livrarias parceiras da NegaLilu Editora, em Goiânia, Cidade de Goiás, Pirenópolis e na Chapada dos Veadeiros. Os primeiros volumes da Coleção e/ou também estão disponíveis no site da editora (www.negalilu.com.br) e em bibliotecas públicas de Goiânia.
SERVIÇO
Lançamento:
“tec tec tec tec tic tac” (antologia poética)
“Uma santa e dois amantes” (antologia de contos e crônicas)
18 de março (sexta), 19h às 22h
O Jardim Livraria – Rua 132-A, 94, Setor Sul, Goiânia
Entrada franca, uso obrigatório de máscara de proteção
Conheça os autores e autoras do volume 3 da Coleção e/ou:
ANTOLOGIA POÉTICA
Alda Alexandre
Amanda Cristina Teixeira de Oliveira
APD
Arthur Moura Campos (convidado)
Beta(m)xreis
Cássia Antunes
Dairan Lima (convidado)
Dayse Kenya (convidado)
Eliara Sandim (convidado)
Glauco Gonçalves
Guilherme Vinícius
Helder Doudement Jr.
José Olívio
Kamilly Barros
Letícia Leão
Rute Lessa
Lorena Amorelli
Ludmyla Marques
Marcelo Perilo
Maria Leandro
Marília de Paula
Marina Mahfuz
Mel Gonçalves
Milton Aires
Pethra Ediala
Priscila Reis
Rafael Vaz
Walacy Neto (convidado)
Zandélli Lira
ANTOLOGIA DE CONTOS E CRÔNICAS
Ademar de Queiroz (convidado)
Alda Alexandre
Alice Mariel Orth (convidado)
APD
Carol Schmid
Carolina Santos
Cecília Franco
Denise Fleury
Dimas Rocha
Flávia Monteiro
Guilherme Vinícius
José Fábio da Silva (convidado)
Larissa Mundim (convidado)
Leonardo Arruda
Pablo Mathias
Pethra Ediala
Thalita Borba