fátima, otília, edite, sara, betânia estão entre as várias personagens do livro “das dô e outras tantas”, da poeta Yani Rebouças. A publicação reúne poemas inéditos que identificam singularidades da condição de ser mulher impactada pela cultura patriarcal. Publicado pela negalilu editora, o livro será lançado na próxima terça-feira (26/11), às 18h30, na Livraria Palavrear, em Goiânia.
Angústias, afetos, frustrações, insurgências também contornam sem delimitar as narrativas contidas em 47 poemas − todos intitulados por nomes de mulheres, com exceção do último que assume o desafio de representar todas elas. A busca pela escuta dessas histórias Yani Rebouças iniciou ao publicar seu primeiro livro, “Pretérita e imperfeita” (selo Pantheon, negalilu), em 2021.
“Comecei ouvindo a minha mãe e outras histórias não pararam de chegar em seguida, foi assim que surgiu a ideia de publicação do livro”, lembra a autora. Segundo ela, os poemas não contemplam a mulher enquanto sujeito biológico, mas a vivência de quem se identifica com o gênero feminino e experimenta as dores “de outras tantas”.
Yani escolheu grafar em letras minúsculas o nome de todas elas. Como recurso poético, a autora pretende assim expandir as fronteiras da homenagem a pessoas específicas e “ampliar o reconhecimento que é comum a todas que compartilham a mesma condição”.
Para a poeta, seu novo livro não deseja rememorar sofrimentos para quem lê. “Quero que ele seja motivo de encontro, acolhimento, reconhecimento da dor e da beleza que reside nas nossas vivências tão múltiplas e tão próprias, enquanto existências femininas”, ressalta.
“das dô e outras tantas” foi impresso em tinta pantone dourada, sinalizando graficamente a riqueza imaterial ali contida. A capa criada por Bia Menezes, estampa uma colagem analógica da artista Eugênia Fraietta. A concepção do livro, como objeto, e a edição tem a assinatura de Lari Mundim, com revisão de Cecília Castro e projeto gráfico de Bia Menezes. Além do prefácio escrito pela pesquisadora e professora Giovanna Aparecida Schittini, o livro é também apresentado pela professora e pesquisadora Fabiana Valadão Macena.
O lançamento da Livraria Palavrear terá a participação especial da musicista Mônica Maranhão, integrante do grupo Fé Menina, que numa feliz coincidência tem em seu repertório uma canção intitulada “das dô” e outra, “tantas outras”. O violonista Gustavo Ribeiro também performa no pocket show de lançamento do livro.